São oportunidades de aliar a teoria às atividades práticas em gestão de projetos.
Eles serão conduzidos em data e período diverso do Universidia para que você possa aproveitar o máximo do workshop adquirido.
Os códigos serão disponibilizados no certificado do Evento.
As cores dos temas dos painéis, keynote, palestras e workshops seguem o significado das cores do triângulo de talentos do PMI.
Facilitador: Flavio Ferreira Johansen
Ementa
Parte 1 – Blockchain, conceitos e fundamentos: Bitcoin e a gênesis do Blockchain, Blockchains e tecnologias de ledger distribuído (DLT), Smart Contracts (Contratos Inteligentes)
Parte 2 – Blockchain e suas vertentes: NFT (Tokens Não Fungíveis), DeFi, Tokenização e CBDC (Real Digital).
Parte 3 – Blockchain na prática: Dinâmica: brincando de Sorte ou Reves utilizando criptomoedas, NFT na prática: criando e comprando um NFT
Parte 4 – Cases em Blockchain: Blockchain no Mundo Real, Projetos em Blockchain, Aplicações em Blockchain
Facilitador: Carla Barros
Ementa
Como trabalhar com a Gestão Híbrida de Projetos A demanda por projetos é real e crescente nas empresas, sabemos que não existe um modelo de gestão único que dá conta dos mais diversos perfis de projetos.
Contudo, surge uma dúvida: Como selecionar o modelo de gestão mais eficiente para gerenciar os projetos? Este workshop é uma imersão que demonstra de forma prática e objetiva como selecionar o modelo mais eficiente para cada perfil de projeto.
Há diversos modelos: Preditivo (baseado em PMBOK®), baseado em Ágil e Híbrido (que usa Preditivo e Ágil juntos). No workshop enfatizamos no modelo híbrido de gestão de projetos.
Durante o workshop serão feitos exercícios e projetos em equipe e de forma colaborativo para exercitar como aplicar o modelo híbrido para gerir projetos.
Facilitador: Lucilene Gomes
Ementa:
Precisa sair de um problema e chegar em uma solução capaz de gerar impacto positivo no seu negócio?
Venha viver uma jornada de 3 horas, onde a partir de um desafio complexo, você irá delimitar um problema, desenvolver e prototipar uma solução, além de realizar testes com usuários para um ciclo contínuo de feedback.
Facilitador: Patricia Bittencourt
Ementa:
No mundo complexo em que operam as organizações, equilibrar metas financeiras com responsabilidade social e ambiental é imperativo.
O primeiro passo é a preparação, compreendendo como os fatores ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) impactam os negócios e, a partir disso, aprender a incorporá-los estrategicamente para garantir um sucesso sustentável a longo prazo.
Junte-se a nós neste workshop, onde exploraremos os passos necessários para integrar o ESG na organização, usando como base a “norma” ABNT PR2030.
Este é o momento de se preparar para alcançar melhores resultados para empresas, sociedade e o planeta.
Facilitador: Ivo Michalick
Ementa:
Ementa: ChatGPT é um chatbot online de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, lançado em novembro de 2022.
O nome “ChatGPT” combina “Chat”, referindo-se à sua funcionalidade de chatbot, e “GPT”, que significa Generative Pre-trained Transformer.
Minha experiência com o uso da ferramenta e com base em conversas com alunos e colegas mostra que ela nos ajuda, em média, a economizar 40% do esforço em 50% das nossas tarefas.
Numa semana de 5 dias isto representa um dia inteiramente livre para nos dedicarmos a novas atividades, e dependendo do que você faz esta economia pode ser ainda maior. Venha aprender como aumentar sua produtividade usando o ChatGPT como seu assistente digital!
Facilitador: Patricia Bittencourt
Ementa:
O que é unFIX (ORGANIZATION DESIGN for CONTINUOUS INNOVATION and better HUMAN EXPERIENCE)?
Inspirado em empresas inovadoras, incluindo Haier e Tesla, o modelo unFIX é uma ferramenta simples que ajuda você com um design de organização versátil.
Ao contrário de muitos frameworks de agilidade em escala e métodos de autogerenciamento, o unFIX tem seu foco na inovação contínua e na experiência humana. Precisamos de algo que leve a flexibilidade a um novo nível.
O que vem depois do Management 3.0, SAFe, Holacracy e o modelo Spotify? Bem, não é difícil ver em que direção o mundo está se movendo: organizações que consistem em indivíduos em rede que trabalham de qualquer lugar, que formam equipes em tempo real, que focam na experiência do cliente (CX), que visam objetivos e alcançam resultados, e tornar isso muito divertido para eles mesmos.
Vamos flexibilizar nossas organizações! Tópicos que serão abordados:
– Tipos de Crew (Times)
– Gestão da Experiência
– Tipos de base
– Estudos de caso
– Fluxos de Valor
-Tipos Princípios
Facilitador: Alércio Bressano
Ementa:
você é gerente de Projetos ou atua num PMO corporativo, mas os projetos da sua organização são sempre entregues fora do prazo?
As equipes estão sobrecarregadas, desmotivadas e não conseguem produzir e realizar suas entregas no prazo e com qualidade?
Com mais de 24 anos de experiência nos temas de gestão e produtividade, Alércio Bressano irá conduzir o workshop “Modelo TMO (Team Management Office): liderança horizontal para formação de times de alta produtividade com menos estresse”, onde apresentará o modelo de gestão do Escritório de Times, uma grande aliado do Escritório de Projetos e Processos, garantindo que, os líderes e as equipes que trabalham com múltiplos projetos e/ou processos em ambientes complexos, tenham condições de trabalhar em equipe e conhecer o potencial de entrega para cumprir os acordos nos prazos combinados com menos estresse e mais leveza, sem esquecer da qualidade de vida.
Produzir Mais com Menos Esforço é o caminho para a saúde do negócio e das pessoas que fazem parte dele.
Facilitador: Lucilene Gomes
Ementa:
Neste Workshop interativo vocês deverão priorizar um backlog, enquanto aprendem de forma prática como realizar uma Gestão Baseada em Evidências para melhorar as decisões e com isso os resultados do seu produto.
Conteúdo Programático: Desafio: Priorizar o backlog de um produto buscando maximizar seus resultados, tendo que fazer escolhas que afetam o futuro do produto, exercitando situações vivenciadas e escolhas da vida real Como:
Buscar o aumento da satisfação do cliente
Observar o que os concorrentes estão fazendo
Restrição de capacity
Entregas técnicas
Liderança
Melhoria da Qualidade Melhoria de Infraestrutura do produto
Medir os resultados através de indicadores
© Todos os direitos reservados para PMI São Paulo