Workshops

O que são os Workshops do 22°SIGP

São oportunidades de aliar a teoria às atividades práticas em gestão de projetos.

Eles serão conduzidos em data e período diverso do Universidia para que você possa aproveitar o máximo do workshop adquirido.

Nesta edição você terá a oportunidade de aproveitar os sete Workshops se você quiser, pois quase todos serão em dias e horários diferentes!

Orientações sobre PDUs dos Workshops: 3 até 7 PDUs por Workshop

Os códigos serão disponibilizados no certificado do Evento.

 

As cores dos temas dos painéis, keynote, palestras e workshops seguem o significado das cores do triângulo de talentos do PMI.

1º Workshop Maximizando Valor com o VMO: Estratégias e Ferramentas de Sucesso

Facilitador: Marcelo Antonelli

Ementa

Objetivo:

Capacitar os participantes a entenderem e implementar um Value Management Office (VMO) para maximizar a entrega de valor dentro das organizações. Utilizando um método estruturado em 8 passos, os participantes aprenderão a alinhar estratégias, governar portfólios e garantir a entrega contínua de valor.

 

Conteúdo Programático:

  1. Abertura e Alinhamento Inicial

Introdução ao conceito de VMO, diferenças entre VMO e PMO, e a importância da entrega contínua de valor.

Benefícios e impactos do VMO no alinhamento estratégico.

  1. Passo 1: Alinhamento Estratégico

Conexão entre iniciativas (projetos, processos, operações) e os objetivos estratégicos da organização.

  1. Passo 2: Governança de Valor

Monitoramento de portfólios e uso de OKRs e KPIs para gestão contínua de valor.

  1. Passo 3: Cultura da Inovação

Como fomentar uma cultura de inovação e aplicar metodologias como Design Thinking, Lean Startup e Agile.

  1. Passo 4: Times de Valor

Estruturação de times multidisciplinares focados na entrega de valor, adaptados a ambientes ágeis e preditivos.

  1. Passo 5: Implementação do VMO

Estratégias para uma implementação gradual do VMO, com definição de papéis e responsabilidades.

  1. Passo 6: Tecnologia Sustentável

Escolha de ferramentas tecnológicas adequadas para sustentar a governança de valor e evitar fragmentação.

  1. Passo 7: Comece Pequeno e Cresça

Implementação de pilotos em fluxos de valor específicos, com foco na escalabilidade e na construção de confiança.

  1. Passo 8: Entrega Contínua de Valor

Monitoramento e ajustes contínuos com base no feedback, integrando o ciclo com o alinhamento estratégico.

  1. Encerramento e Plano de Ação com Business Model You

Dinâmica prática para criação de um plano de ação individual utilizando o Business Model You.

2º Workshop Design Thinking na Identificação das Necessidades dos Clientes em Gestão de Projetos

Facilitador: Sérgio Ricardo do Nascimento

 

Ementa

Objetivo: Aplicar algumas técnicas do Design Thinking na jornada de identificação das necessidades dos clientes em projetos.

Público-Alvo: Profissionais de gerenciamento de projetos, consultores, gestores e membros de equipes de projeto interessados em aprimorar a identificação e satisfação das necessidades dos clientes.

Metodologia: O workshop será conduzido por meio de atividades práticas e teóricas, com ênfase na abordagem colaborativa e centrada no usuário do Design Thinking.

3º Workshop: A mágica das apresentações (com Storytelling e Visual Thinking)

Facilitador: Gisele Botelho

Ementa:

A construção de uma boa comunicação é sempre um desafio em organizações dos setores públicos e privados.

Os impactos de uma comunicação não assertiva dentro das organizações, são grandes, podendo impactar diretamente o negócio. É possível simplificar questões complexas através de  representações visuais simples, fazendo com que qualquer pessoa consiga revolucionar a sua maneira de comunicar, melhorando engajamento dos times.

Aprenda neste workshop a reestruturar as ideias e ativar a criatividade. Você terá a oportunidade de construir uma apresentação usando Linguagem Simples com Storytelling e Registros Visuais.

4º Workshop Comunicação Eficaz na Gestão de Projetos

Facilitador: Brisa Albuquerque

 

Ementa:

Objetivo: Capacitar gestores de projetos e suas equipes para melhorar a comunicação interna e externa, garantindo a eficiência na troca de informações, a resolução de conflitos e o alcance dos objetivos do projeto.

Público-Alvo: Gerentes de projetos, membros de equipes de projetos, coordenadores e todos os profissionais envolvidos na gestão e execução de projetos.

Conteúdo programático:

  • Fundamentos da Comunicação em Projetos
  • Introdução à comunicação eficaz
  • Importância da comunicação na gestão de projetos
  • Tipos de comunicação (verbal, não-verbal, escrita, visual)
  • Ferramentas e canais de comunicação

5º Workshop Management 3.0 Games Workshop Pocket

Facilitador: Mayra de Souza Machado

Ementa:

Neste workshop dinâmico de 4 horas, você terá a oportunidade de praticar os jogos e ferramentas do Management 3.0. Além disso, você receberá dicas valiosas sobre como aplicar essas ferramentas de diversas maneiras no seu ambiente de trabalho.

Management 3.0 é uma abordagem moderna e inovadora para gestão, desenvolvida por Jurgen Appelo. Ela se concentra na colaboração, na criatividade e na melhoria contínua dos processos de gestão, promovendo um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo. Ao invés de se basear em hierarquias rígidas, o Management 3.0 incentiva a participação ativa e a tomada de decisão coletiva, capacitando cada membro da equipe a contribuir para o sucesso da organização.

Público-Alvo:

Líderes de equipe

Gerente de Projeto

Membros de times

Profissionais de Recursos Humanos

Qualquer pessoa interessada em desenvolver uma gestão mais participativa, que promova autonomia, colaboração e tomada de decisão entre os membros da equipe.

Benefícios de Participar:

Aplique imediatamente os conceitos e ferramentas do Management 3.0 no seu trabalho diário.

Encontre novas maneiras de engajar e motivar sua equipe.

Descubra como criar um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo.

Venha se juntar a nós e transforme a maneira como você gerencia e colabora com sua equipe!

6º Workshop: IA - Como Automatizar o serviço de PMO

Facilitador: José Finocchio Junior

 

Ementa:

O objetivo do curso é Automação dos Serviços de PMO (escritório de projetos). Vamos listar cerca de 14 serviços e automatiza-los, como  por exemplo

– Auxiliar pessoas no planejamento de projetos (agentes);

– Fazer tracking de múltiplos cronogramas e atualizar status;

– Ir além de apenas transcrever reuniões /cerimonias, mas entender o que foi dito e transformar os transcritos em banco de dados estruturados;

– Criar apresentações automáticas de acordo com a rotina das cerimonias que tenham fotos de progresso, gráficos;

– Tratamento de cronogramas: harmonizar cronogramas das contratadas com o master, ordenações topológicas, síntese de cronograma.

7º Workshop: Decision Making

Facilitador: Vitor Massari

Ementa:

Objetivo: Workshop prático abordando a tomada de decisão em ambientes diversos e suas particularidades, com enfoque na aplicação de metodologias ágeis.

  • Introdução ao Cynefin: Modelo que categoriza contextos em cinco domínios para tomada de decisões.
  • Fugindo do caos: Estratégias para estabilizar situações de desordem imediata.
  • Investimento em portfólio: Alocação de recursos para otimizar retorno e reduzir risco.
  • Papéis/equipes: Definição de funções para colaboração e metas alcançadas.
  • Liderança: Habilidades para guiar equipes em direção aos objetivos.
  • Gestão de risco: Identificação e mitigação de ameaças ou oportunidades.
  • Escolha de metodologias: Seleção de abordagens para resolver problemas.
  • Funcionamento do sistema caótico: Lidar com falta de padrões e imprevisibilidade.
  • Funcionamento do sistema complexo: Compreender interações não-lineares e emergentes.
  • Funcionamento do sistema complicado: Resolver problemas com causalidade discernível e expertise.
  • Funcionamento do sistema claro: Decisões e ações diretas com relações claras de causa e efeito.

8º Workshop: Liderança 4.0: Desenvolvendo Talentos para o Futuro

Facilitador: Sueli Leitão

Ementa:

Público-Alvo: Líderes de projeto, gerentes de equipes e profissionais interessados em liderança e desenvolvimento de talentos.

Objetivos do Treinamento:

  1. Discutir as competências de liderança necessárias para o futuro do trabalho.
  2. Explorar estratégias para desenvolver essas competências dentro das equipes de projeto.
  3. Analisar as novas formas de liderança emergentes com a diversidade e distribuição das equipes.

Conteúdo Programático:

  • O futuro do trabalho começa aqui e agora.
  • Competências essenciais de liderança: Resiliência e Adaptabilidade; Flexibilidade Cognitiva e Emocional; Inovação e Criatividade; Visão Estratégica e Comunicação.
  • Ferramentas e técnicas para o desenvolvimento de talentos dentro das equipes de projeto.
  • Desafios e estratégias de liderança inclusiva em equipes diversificadas e distribuídas.

Instrutores dos Workshops

Brisa Albuquerque

Brisa Albuquerque Comunicacao

Gisele Botelho

Gisele Botelho Assessoria Empresarial

José Finocchio Junior

Deloitte / PM Canvas

Marcelo Antonelli

Marcelo Antonelli | Transformação Profissional

Mayra de Souza

Coletivo Ação

Sérgio Nascimento

Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP)

Sueli Leitão

POTENCIALIZARH Gestão e Desenvolvimento Humano

Vitor Massari

Hiflex Group

Sueli Leitão

POTENCIALIZARH Gestão e Desenvolvimento Humano