Workshops 2018-08-17T11:28:51+00:00
INSCREVA-SE!
PATROCINE
ENVIAR ARTIGO
ENVIAR SUGESTÃO

WORKSHOPS

O 17º SIGP, trás uma seleção especial de Workshops para complementar suas habilidades.
Os Workshops acontecerão nos dias 18 e 19 de setembro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E INSCREVA-SE!

Premiação Mundo PM – Etapa PMI São Paulo 2018-08-14T15:30:02+00:00
PREMIAÇÃO PROJETO E PMO DO ANO DE 2018 DETALHES

O prêmio Projeto do Ano e PMO do Ano é uma premiação nacional que valoriza empresas e profissionais que visam resultados em negócio via práticas de gestão de projetos, programa, portfólio de projetos e design de soluções para esta área.

As categorias da premiação são:

Projeto do Ano, os melhores resultados em projetos corporativos,
Projetos Inovador que promove inovação em produtos/serviços ou em práticas de gestão.
Projeto Acadêmico elege trabalhos de pesquisa e estudos que apresentam uma contribuição para área,
PMO do Ano, os melhores serviços de escritório de gerenciamento de projetos e práticas para estruturas organizacionais temporárias.
(NEW) Agile PM do Ano, os melhores cases processos ágeis e agilistas em projetos.
(NEW) Project Design do Ano, os melhores cases em práticas de design para projetos.

SAIBA MAIS
LOCAL: Auditório 1

8H-9H: Credenciamento

9H: Início da Premiação

10h45-11h15: Intervalo

13h-14h: Almoço (Não incluso)

15h45-16h15: Intervalo

18h: Término da Premiação

9h | Escalando Ágil • Vitor Massari 2018-08-14T15:05:00+00:00
ESCALANDO ÁGIL DETALHES

1) Entendendo a diferença entre escala organizacional e escala de produto.

2) Escala organizacional:
– Entendendo os tipos de escala possíveis: startup, transição híbrida e big-bang.
– Ameaças e oportunidades de cada tipo de escala
– Usando Agilometer para avaliar cenário organizacional
– Mapeando ameaças e oportunidades das 6 dimensões do Agilometer
– Escalando através de um plano de gestão pragmática de mudanças
– Elaborando plano de escala atrelado a objetivos organizacionais usando a metodologia Objective and Key Results (OKR) do Google
– Criando plano de ação com horizonte de 1 ano e objetivos trimestrais baseado na sua organização

3) Escala de Produtos:
– Entender o conceito de escala de produtos
– Avaliar quando escalar e quando não escalar
– Ameaças e oportunidades da escala de produto
– Modelo de SQUADs
– Conhecendo os frameworks de escala: SAFe, Nexus, LeSS, Scrum@Scale
– Dinâmica prática de escala de produto

_____

Vítor Massari, é Sócio-Diretor e Especialista em Abordagens Ágeis e Lean em Gestão de Projetos e Produtos, possui mais de 18 anos de experiência em projetos de inovação e tecnologia. Atualmente ajuda empresas de pequeno, médio e grande porte a atingirem melhores resultados através de abordagem enxutas de gestão de projetos, combinando o melhor dos frameworks, boas práticas e metodologias existentes, sem se prender a rótulos e bandeira

LOCAL: Auditório 2

8h-9h: Credenciamento

9h: Início do Workshop

10h45-11h15: Coffee Break – Networking

13h: Término do Workshop

13h-14h: Almoço (Não incluso)

14h | Positive Management 3.0 • Ari Amaral 2018-08-14T15:11:25+00:00
POSITIVE MANAGEMENT 3.0 DETALHES

Venha aprender como utilizar Psicologia positiva através de gameficação para ser mais eficiente e eficaz em seus projetos! Para ajudar a melhorar a gestão nos dias atuais surge o Positive Management que tira a inteligência da gestão apenas da figura do gerente e dos processos e foca em usar a psicologia positiva associada à gameficação para criar ambientes favoráveis ao processo criativo e o trabalho colaborativo, fazendo com que se aumentem os resultados reais nas empresas agindo em cima de problemas como falta de foco, excesso de bugs, e comunicação ineficaz.

1. Quais os maiores problemas que temos nas empresas hoje em dia?
2. Como podemos melhorar os resultados dos nossos projetos?
3. O que é a Psicologia positiva?
4. Como energizar as pessoas?
5. Mindset fixo x Mindset de crescimento
6. Como desenvolver o mindset de crescimento?
7. Usando a psicologia positiva aplicada a gestão de projetos.
8.Dinâmicas para criar um ambiente focado em colaboração.

Essas dinâmicas vão desenvolver nas pessoas o hábito de colaborarem, serem gratas e aprenderem a dar feedbacks diários ; Colaboration Done e Jogo da gratidão.

_____

Ari Amaral: Mestrado em Ciência da computação com Foco em Metodologias Ágeis pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Engenharia de Software, Graduado em Ciência da Computação. Mais de 9 anos de experiência com Métodos ágeis e mais de 12 em gestão de projetos. Professor universitário em graduação e pós graduação a mais de 15 anos, Palestrante a mais de 8 anos nos principais eventos de gestão de projetos e treinou mais de 1500 profissionais em Métodos ágeis.
Certificações: Scrum Master, product Owner , Scrum Developer e Scrum Professional pela Scrum Alliance e Certified Lean Kanban pela LKU e Em Manager 3.0; Certificado em Coach pela Febracis; Master Project Thinking.

LOCAL: Auditório 2

8h-9h: Credenciamento

13h-14h: Almoço (Não incluso)

14h: Início do Workshop

15h45-16h15: Coffee Break – Networking

18h: Término do Workshop

9H | Introdução ao BlockChain e Smartcontracts • José Finocchio Jr. 2018-08-14T15:12:53+00:00
Introdução ao BlockChain e Smartcontracts: como podem ser usados para modelar novos negócios e projetos DETALHES

Neste workshop serão apresentados fundamentos da Tecnologia Blockchain e Smart contracts para que gestores e pessoas de negócio possam entender a utilidade dessa tecnologia, como funciona e como aprender mais. Veja ainda como a tecnologia pode ser aplicada na modelagem de novos negócios e principalmente nos projetos.

Será apresentado um case de um projeto de construção mecânica quebrado em smart contract e as vantagens e possibilidades que a técnica apresenta. Esse workshop é voltado para gestores de uma maneira geral, empreendedores, profissionais da área de inovação, técnicos de pesquisa e desenvolvimento. Não requer especialização em tecnologia da informação.

_____

José Finocchio é consultor, autor e professor sobre os temas projetos, programas e portfólio. É autor da Metodologia Takt de gestão enxuta de projetos. Seu livro PM Canvas: Gerenciamento de Projetos sem Burocracia é um bestseller na área de gestão. Tem se dedicado a conciliar controles de projetos e portfólios com gestão colaborativa e não burocrática. Mestre em engenharia pela Escola Politécnica da USP, possui MBA em finanças pela FEA-USP, Pós-graduação na FGV-EAESP, certificações PMP, PMI-SP, PMI-RMP, PMI-ACP. Professor nos MBA’s da FIA-USP e FGV.

LOCAL: Auditório 3

8H-9H: Credenciamento

9H: Início do Workshop

10h45-11h15: Coffee Break – Networking

13h-14h: Almoço (Não incluso)

15h45-16h15: Coffee Break – Networking

18h: Término do Workshop

9h | Desenvolvendo Soft Skills a partir da Bosstech • Luciano Salamacha 2018-08-14T15:17:47+00:00
DESENVOLVENDO SOFT SKILLS A PARTIR DA BOSSTECH DETALHES

Um workshop divertido, mas com muito conteúdo, em que os participantes terão um roteiro para utilizar os vídeos mais queridos (ou odiados) do mundo do gerenciamento de projetos para desenvolver competências para formação de time, comprometimento e muito mais.

_____

Luciano Salamacha é Doutor em Administração, Mestre em Engenharia de Produção, com MBA em Gestão Empresarial e pós-graduação em Gestão Industrial. Palestrante e consultor de empresas, integra o Conselho de Administração de empresas nacionais e multinacionais.

Professor em programas de mestrado e doutorado no Brasil, Argentina e EUA. Na FGV Management por sete anos foi considerado o melhor professor de Estratégia de Empresas nos MBAs daquela instituição, sendo um dos poucos professores laureados para o Quadro de Honra de Docentes. Pesquisador sobre neurociência aplicada a Gestão de Empresas.

LOCAL: Auditório 4

8H-9H: Credenciamento

9H: Início do Workshop

10h45-11h15: Coffee Break – Networking

13h: Término do Workshop

13h-14h: Almoço (Não incluso)

14h | Workshop prático de desenho e avaliação de PMOs • Ámerico Pinto 2018-08-14T15:22:04+00:00
WORKSHOP PRÁTICO DE DESENHO E AVALIAÇÃO DE PMOs DETALHES

Neste workshop, Américo Pinto mostrará técnicas avançadas para a criação e avaliação de PMOs que sejam capazes de gerar real percepção de valor para os seus stakeholders. Você conhecerá e aplicará técnicas inovadoras, estabelecendo um novo mindset sobre os fatores críticos de sucesso para os PMOs do futuro.

_____

Américo Pinto é considerado uma das principais autoridades no tema PMO na América Latina, possuindo mais de 20 anos de experiência como consultor, pesquisador, palestrante internacional, autor e empreendedor.

Criou a metodologia PMO VALUE RING, hoje em utilização em mais de 65 países no mundo. Em 2011 recebeu em Dallas, EUA, o prêmio “Distinguished Contribution Award”, oferecido pelo Project Management Institute (PMI). É Presidente do Board da PMO Global Alliance, Professor da Fundação Getulio Vargas e Colunista da Revista Mundo PM.

LOCAL: Auditório 4

8H-9H: Credenciamento

13h-14h: Almoço (Não incluso)

14H: Início do Workshop

15h45-16h15: Coffee Break – Networking

18h: Término do Workshop

8h15 | MVP a partir da Lean Inception • Gabriela Corrêa e Nícolas Gutierrez 2018-08-14T15:47:56+00:00
MVP A PARTIR DA LEAN INCEPTION DETALHES

Nesse workshop iremos explorar o conceito de MVP – Minimum Viable Product – e detalhar o que acontece no workshop Lean Inception. Esse será um treinamento mão na massa (um pouco de teoria e bastante atividade prática); vamos simular as duas últimas atividades do workshop Lean Inception – o sequenciamento das funcionalidades e o canvas MVP.

_____

Gabriela Corrêa atua como Agile Coach na BRQ, trabalhou 3 anos na Thoughtworks como desenvolvedora e analista de negócios. É inspirada pela entrega de valor através de soluções tecnológicas, na capacitação de pessoas e melhoria contínua de equipes. Formada em análise e desenvolvimento de sistemas pelo SenacRS, possui especialização de Scrum Master, coaching e visual thinking. Possui experiência em projetos internacionais de varejo, investimentos, transporte e logística, além de facilitação, design thinking e lean startup.

Nícolas Gutierrez atua como Agile Coach na Stefanini, Nícolas possui mais de 18 anos de experiência na área de tecnologia, formação em Sistemas de Informação pela Faculdade Rio Branco e Gestão Empresarial pela FATEC atuando com desenvolvimento de software para o segmento bancário, varejo, CRM (MS Dynamics e SalesForce), Multiplicador do WorkShop de Inception Enxuta Direto ao Ponto atuando como Ágile Coach desde 2013 com cases de mudança de mindset: Kroton Educacional, Stefanini, BRQ, C&A, Yaman e Plus-It.

LOCAL: Auditório 2

8H-8H15: Credenciamento

8H15: Início do Workshop

10h15-10h30: Coffee Break – Networking

12h30: Término do Workshop

8h15 | No Topo do Mundo – Conquistando o seu Everest • Cristiano Müller 2018-08-14T15:47:40+00:00
NO TOPO DO MUNDO – Conquistando o seu Everest DETALHES

No Workshop “NO TOPO DO MUNDO – CONQUISTANDO O SEU EVEREST”, o Alpinista e Ex- Executivo de multinacional CRISTIANO MÜLLER compartilha com os participantes, exemplos práticos de como aplicou muitas técnicas e boas práticas de Gerenciamento de Projetos para conseguir ter sucesso em seu audacioso empreendimento: escalar o Mt. Everest, a montanha mais alta do mundo, com 8.848m de altitude. Em maio/2016, Cristiano tornou-se o 16o Brasileiro a conseguir tal feito.

Durante o workshop serão realizadas pelo menos 02 (duas) dinâmicas utilizando  equipamentos de alpinismo, nas quais são simuladas situações que proporcionam aos participantes experimentar vivências que envolvem aspectos técnicos e comportamentais tais como: gestão de pessoas e liderança, teamwork direcionado para a alta performance, comunicação, habilidade de negociação, flexibilidade, resiliência e capacidade de adaptação, criatividade, foco / mindfulness, capacidade analítica e estratégica, planejamento, entre outros.

Após a realização de cada dinâmica,  os resultados observados serão debatidos de maneira interativa entre o instrutor e os participantes.

Adicionalmente às dinâmicas e debates, o durante workshop “NO TOPO DO MUNDO – CONQUISTANDO O SEU EVEREST” são apresentados vídeos, fotos e histórias da jornada de Cristiano até o ponto culminante da Terra. O objetivo principal do Workshop é estimular no participante, uma reflexão e análise sobre as suas atitudes comportamentais e/ou de sua equipe durante a execução / gerenciamento de uma tarefa/projeto e o impacto das mesmas no resultado final do empreendimento.

_____

Cristiano Müller é executivo de multinacional por 19 anos com 8 anos vivência internacional (expatriação) em países como Espanha e Venezuela, responsável por gerenciar a construção de importantes projetos do setor de energia em várias partes do mundo. Especialista em Gestão de Projetos | Certificado PMP® pelo PMI, Graduado em Administração de Empresas | MBA em Gestão de Projetos pela FIA/USP; Alpinista Profissional | Idealizador do projeto “No Topo do Mundo”, através do qual se tornou 16º brasileiro a chegar ao Topo do Monte Everest, a montanha mais alta do planeta com 8.848m de altitude; e Fundador da No Topo do Mundo Expedições & Consultoria | Consultor, Palestrante e Guia de Montanha.

LOCAL: Auditório 3

8H-8H15: Credenciamento

8H15: Início do Workshop

10h15-10h30: Coffee Break – Networking

12h30: Término do Workshop

8h15 | Toolbox 360 • Jorge Audy 2018-08-14T15:44:28+00:00
TOOLBOX 360 DETALHES

O workshop utiliza um jogo e uma técnica multiuso, criados por ele, conhecido como Desafio Toolbox 360° e Toolbox Wall. O jogo contém um tabuleiro e um baralho de boas práticas, desde estratégia, modelagem, validação, planejamento, execução, lições aprendidas e melhoria contínua. A técnica de mural se utiliza de mais de 125 boas práticas, que serão manipuladas e debatidas por amostragem sob diferentes abordagens.

_____

Jorge Audy  é Consultor sobre métodos ágeis na DBServer, Professor na Escola Politécnica da PUCRS, mestre pela Escola de Negócios da PUCRS na linha de pesquisa sobre Gestão da Informação, blogueiro e autor dos livros SCRUM 360º, Toolbox 360° e Jogos 360°. Escoteiro e agilista 24 horas por dia.

LOCAL: Auditório 4

8H-8H15: Credenciamento

8H15: Início do Workshop

10h15-10h30: Coffee Break – Networking

12h30: Término do Workshop

8h15 | Workshop Social – Gerenciamento de Projetos como Vida • Rodrigo Silva 2018-08-14T15:48:46+00:00
WORKSHOP SOCIAL – Gerenciamento de Projetos como Vida:  Passo a Passo para o Gerenciamento do seu 1° Projeto DETALHES

Neste workshop Rodrigo Silva apresentará comportamentos, habilidades, atitudes e ferramentas para a Gestão do seu 1o Projeto. Este Workshop Social tem como objetivo apoiar Professores da Rede Pública e Privada em como planejar seus Projetos de Educação, além disso convidamos também nossos Alunos e Funcionários de ONGs para participar deste mesmo encontro, unificando assim nossos públicos.

_____

Rodrigo Silva é diretor de Programas no PMI São Paulo, responsável pelo Programa de Expansão do Capítulo (Branches), Projetos Sociais e Tecnologia. Executivo de TI e Negócios com mais de 18 anos de experiência na Área de Delivery, atuando na Gestão de Operações, Projetos, Programa e Portfólio. Gestão de Escritórios de Projetos (PMO) em ações de Governança, Administração do Pool de Recursos, Geração de Indicadores, Dashboards, KPI’s, Sessões de Quality Assurance, Disseminação de Metodologias e Melhores Práticas.

LOCAL: Sala Multiuso 2

8H-8H15: Credenciamento

8H15: Início do Workshop

10h15-10h30: Coffee Break – Networking

12h30: Término do Workshop

PATROCÍNIO PLATINUM

PATROCÍNIO PRATA

APOIO