Qual o valor positivo da inovação?

Durante uma hora, o consultor e keynote speaker do 17º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos, Clóvis de Barros Filho, levou mais de 800 congressistas presentes no auditório a refletir sobre as motivações da inovação. Ele abriu a programação de palestras do evento promovido pelo PMI São Paulo na capital paulista, com a palestra intitulada “Inovação: Conceito, Atitude e Identidade”.

“O que se espera é que a gente diga que não dá para fazer sempre a mesma coisa, que é preciso estar aberto às mudanças, que é preciso não se contentar com as soluções já conhecidas porque o mundo apresenta novos desafios e exige soluções inovadoras. Resta saber se ao fazer o novo esse novo tem valor positivo. Resta saber se o novo supera o velho. Porque nada impede que o novo seja catastrófico”, declarou o Professor Doutor e Livre docente pela ECA-USP.


Para ele, a inovação verdadeira é “aquela que permite a felicidade de quem inova e o desabrochar da sua natureza”. Ao longo da ministração, o consultor pontuou visões de diferentes pensadores, com destaque à excelência, ao amor por oferecer algo que irá impactar a vida das pessoas e à energia.

“Espinoza, um dos grandes filósofos holandeses, afirma que a vida é energia. A vida de cada um de nós é uma potência de agir. Transformamos o mundo e somos transformados pelo mundo. A lógica da vida busca aquilo que nos potencializa. E se essa potência de agir não para de aumentar, gera alegria!”, pontuou Barros, finalizando com a reflexão “Resta-nos encarar um mundo inédito. Resta-nos inovar em nome da vida, em nome da potencialização da existência, continuando inteligentes, lúcidos e não de joelhos”.

Abertura – O presidente do PMI São Paulo, Alex Urbano, conduziu a abertura oficial do 17º Seminário Internacional do Gerenciamento de Projetos neste dia 19. “A inovação deve estar presente em cada projeto e estamos propondo uma reflexão sobre a inovação. Peter Drucker dizia que a melhor forma de prever o futuro é construindo. E é para isso que convido os gerentes de projeto: a criar um futuro para todos nós”, disse. Na ocasião também foram homenageados os voluntários do Capítulo envolvidos na organização do evento.

Pmi são paulo

Rodrigo Barbosa, Rodrigo Silva, Rodrigo Pasti, diretores do PMI São Paulo, e Alex Urbano, presidente do Capítulo

Sobre nós – O PMI (Project Management Institute) é uma associação global, que oferece seis certificações que atestam conhecimento e competência, dentre as quais, a de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP)®, que conta com mais de 370.000 profissionais certificados em todo mundo. O PMI São Paulo é o Chapter regional no Estado de São Paulo. Formalizado em 1998, e pioneiro na estrutura atual de Chapters do PMI no Brasil, conta hoje com mais de 3.000 membros, posicionando-o como o maior Capítulo da América Latina. Mantém uma intensa atividade local, com reuniões periódicas abertas ao público, grupos de estudos técnicos (GETs), um congresso anual, seminários temáticos e setoriais, eventos técnicos, webinars, cursos em parceria com R.E.P.s e inúmeras oportunidades de voluntariado. Atualmente é presidido pelo PMP, Alex Urbano. Mais informações em www.pmisp.org.br

2018-09-20T12:55:21+00:00