Cresce Liderança Feminina nos Negócios

Confira entrevista com diretora da Logicalis Brasil, Silvana Mizono, painelista confirmada do 18º SIGP


As mulheres já não são minoria no mercado de trabalho. Mas o caminho para a igualdade ainda está sendo percorrido e conquistado. Segundo uma pesquisa divulgada em agosto de 2019 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres ainda ganham 17% a menos por horas trabalhadas que os homens na América Latina.

Ao mesmo tempo, o número de cargos de liderança confiados às mulheres, corroboram o nível de especialização e capacidade delas, inclusive à frente da gestão de projetos em diversos segmentos.

Gestoras são percebidas como mais comunicativas e observadoras. Se preocupam com o desenvolvimento e trabalho em equipe. Partilham mais as decisões a serem tomadas”, diz Silvana Mizono, diretora dos Centros de Competências e Operations Excellence da Logicalis Brasil.

Silvana, ao lado de Karina Bellinfanti, Head de Finanças do C6 Bank;  Margarida Afonso, Inteligência de Operações, estruturais e coligadas do Banco Santander; e André Mattos, CDO-Chief Data Officer da Picpay, integra o quadro de palestrantes do painel “Liderança Feminina nos Negócios”, que acontece dia 01 de novembro, durante o 18º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI São Paulo.


Confira a entrevista completa com Silvana Mizono, palestrante do 18º SIGP:

PMI São Paulo –  A mulher já entendeu seu protagonismo nos negócios e na gestão de projetos?

Sim, prova é que houve aumento no número de mulheres empreendedoras, seja por necessidade ou por escolha, no Brasil e no Mundo. Apesar ainda ser minoria, atualmente temos várias mulheres ocupando cargos em gestão de projetos e obtendo ótimos resultados, pois usam de suas habilidades predominantes (comunicação, relacionamento interpessoal, etc), para superar os obstáculos.

PMI São Paulo – Quais são os principais diferenciais da atuação da mulher nos grandes projetos? 

Em geral as mulheres têm característica multifacetada, capaz de desempenhar várias funções.  Ao mesmo tempo em que amplia sua visão sistêmica, permitindo identificar mais rapidamente os riscos, também é mais atenta aos detalhes, o que minimiza o índice de erros. 

As mulheres também são as mais interessadas em ampliar sua qualificação.  Todas essas características, somadas à sua determinação e a preocupação com o desenvolvimento e trabalho da equipe, a diferenciam para atuar dentro de projetos complexos e de grande visibilidade. 

Gestoras são percebidas como mais comunicativas e observadoras. Se preocupam com o desenvolvimento e trabalho em equipe.  Partilham mais as decisões a serem tomadas. 

PMI São Paulo –  Há setores ainda muito fechamos à atuação da mulher? Como quebrar paradigmas e mostrar valor?

Não conheço nenhum setor fechado à atuação da mulher.  Até mesmo no Exército, cresce o número de mulheres seguindo a carreira militar ou mesmo no setor de construção civil, tradicionalmente dominado por homens, cresce a participação da mulher.  Recentemente foi divulgado que 11,8% dos postos na construção civil são ocupados por mulheres.

Vemos cada dia mais mulheres ocupando postos antes visto como masculinos, através da determinação, qualificação, exemplo e respeito. A mulher tem que identificar os seus talentos, sua fortaleza, para se posicionar e assim mostrar o seu valor.  Precisamos mais de modelos femininos que conquistaram a reputação por mérito, em ambientes antes totalmente masculinos, para incentivar outras mulheres a conquistarem espaços e quebrar o paradigma.


Serviço
Inscrições para o 18º SIGP – CLIQUE AQUI
Data: 30 e 31 de outubro e 01º de novembro de 2019
Local: Centro de Convenções Senac Santo Amaro

 

Inscrições para Workshops de gestão de projetos do 18º SIGP estão abertas

Dois novos workshops entraram na grade de programação do 18º SIGP. Serão mais de 72 horas de workshops voltados às boas práticas em gerenciamento de projetos. As inscrições podem ser realizadas simultaneamente às inscrições do Seminário e as vagas são limitadas.

Clique AQUI e confira a grade de Workshops